domingo, 23 de novembro de 2014

ATIVIDADE 1-PLAC 2-PROJETO QUEM SOU EU...

Cursistas:Ana Maria de Souza Sperber
Josilene Constante
Meri Terezinha Buschermohle
Susana Marisa Zimmermann Vieira

















link com o vídeo:  ATIVIDADE 1-PLAC 2-Projeto Quem Soeu eu...

Bibliografia
Ziraldo.Rolim.São Paulo:Melhoramentos,1983.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Socialização dos Trabalhos do PNAIC

Parabéns Professoras Andreia Siebert e Fabiana Farias pela participação no PNAIC 2014.


Rematrícula

Senhores Pais
No período de 07 a 18/11 inicia o período das rematrículas aqui na escola.(alunos que já frequentam a escola)
Documentação Necessária:
Certidão de nascimento e/ou RG
Comprovante de Residência
Cartão SUS
Cartão do NIS(Bolsa Família)
Declaração de vacina;
Horário:
Matutino: das 08:00 às 11:30
Vespertino:das 13:00 às 16:00

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Atividade 3 - RETRATO DA ESCOLA

Escola Municipal Pedro Teixeira de Melo

Grupo: Ana Maria de Souza Sperber,
Josilene Constante Wippel,
Meri Terezinha Buchermohle,
 Susana Marisa Zimmermann Vieira.
Atividade 3 - RETRATO DA ESCOLA – O que é necessário para integrar as TDIC na Escola? E como fazer? Retrato detalhado (espaços físicos) estrutura, possibilidades e limites de um projeto de intervenção.

A Escola Municipal Pedro Teixeira de Melo localiza-se na área rural do município de Ilhota, no bairro Alto  Baú numa distância aproximada de 20 quilômetros da prefeitura municipal. A comunidade é composta por uma área rural situada à margem esquerda do rio Itajaí-Açú.Atualmente, são atendidas trinta e oito  (38) crianças, num espaço  constituído por 3 salas de aula.
O funcionamento desta escola se dá no horário das 07:45 às 11:45 no período matutino e das 12:30 às 16:30  no período vespertino. A equipe de profissionais é composta de uma diretora, duas professoras regentes das turmas de 1º ao 5 ano, com carga horária semanal de 40 horas; uma professora de habilidades, uma professora de artes, um professor de educação física, uma monitora de educação especial, uma professora de reforço, uma psicóloga,um instrutor de informática, uma servente, uma auxiliar de serviços gerais.
“Inovações tecnológicas não determinam inovações pedagógicas” afirma  Amaral[1], pois  na grande maioria das vezes quando possuímos os recursos não sabemos como utilizá-los de maneira eficaz de acordo com a necessidade encontrada, assim transformaremos meros conteúdos em Aprendizado real, buscando a ferramenta tecnológica como colaboradora. “Uma informação em si não potencializa o aprendizado”1 então não basta mostrar se não sabermos utilizar. É preciso estar sempre atualizado para acompanhar o mundo tecnológico.

É preciso clareza também para perceber que as inovações estão situadas na linha de tensão entre saberes e poderes. É necessário uma “tessitura paciente de esforços e energias” para trabalhar com as inovações pedagógicas no seu sentido pleno, que coloque na pauta o bem, o belo e o ético como compromisso do gestor e marca das redes sociais que forem construídas.1

Cabe a nós grupo de profissionais colaborar e executar projetos e idéias que buscam esta inovação, sem medir esforços, um pensamento contribui, porém diversos pensamentos constroem conhecimentos, e assim nosso grupo de trabalho vai contribuir e muito para ampliar os horizontes de cada criança envolvida neste processo de ensino aprendizagem.

Do ponto de vista metodológico, o professor precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Uma das dimensões fundamentais do atos de educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos, organizar numa síntese coerente, mesmo que momentânea, das informações dentro de uma área de conhecimento.[2]

Assim poderemos buscar ferramentas que nas diferentes áreas auxiliem neste encontro da lógica, do aprendizado, proporcionando as provocações necessárias para despertar na criança o desejo de algo novo, concreto e inovador para seu conhecimento. Em busca de uma realidade mais próxima com as demais escolas do município que já possuem outra visão sobre as tecnologias.

A escola apresenta um espaço físico amplo que supri a necessidade que temos. O laboratório de informática divide espaço com a sala de recursos multifuncionais, temos uma impressora, conexão com a internet via rádio e 6 monitores ligados a uma CPU, e uma lousa digital sem utilização por falta de capacitação dos profissionais da escola. 

Com estes recursos buscaremos quebrar barreiras e superar as fronteiras da resistência, buscando cada vez mais integrar aluno, tecnologia, e professores, pois somente assim será possível ver crescer cada vez mais o interesse por estes recursos que tanto podem auxiliar no aprendizado.

E para conhecermos de perto nossa realidade buscamos saber um pouco mais de quem as vivencia, através das pesquisas abaixo relacionadas será possível ter um ponto de partida para um projeto que inova, transforma e agrega novas maneiras de construir o conhecimento. A pesquisa com funcionários da Escola e com as famílias para coletar dados sobre as necessidades que eles tem em relação as tecnologias, para conhecermos realmente o que eles tem em relação as tecnologias, para conhecermos realmente o que eles esperam da escola enquanto multiplicadora de conhecimentos.

Um encontro família escola para divulgação dos resultados. Confecção de vídeos com falas das crianças relatando o que conhecem das tecnologias para conhecermos a realidade, e a partir disto elaborar nosso plano de ação de inserção da cultura digital na escola. Entrevista de professores com as famílias. Criação do blog para divulgar os trabalhos. São estratégias para somar ainda mais colaboradores ao projeto.



Como Fazer? 

Buscar recursos com colaboradores externos à escola, a fim de ampliar e melhorar os equipamentos existentes, bem como na aquisição de novas máquinas, tela e projetor multimídia. (Comunidade, pais, políticos, empresário)
A comunidade do Alto Baú destaca-se pela agricultura, principalmente o plantio de verduras e hortaliças em geral.
Há também uma parcela da população que atua no ramo das confecções  e prestam serviços para as empresas de Blumenau. Existe na comunidade duas serrarias que geram empregos diretos.
A escola situa-se ao lado da Igreja Católica, que por sua vez, corresponde a maioria das famílias com identidade católica.
No bairro existe apenas um bar que também comercializa produtos alimentícios. A maioria das crianças que frequentam a escola são filhos de  moradores da comunidade. Quanto ao nível de escolaridade predominante da comunidade escolar, corresponde ao Ensino Fundamental incompleto.
A escola está com seu PPP( Projeto Politico Pedagógico) em fase de elaboração.

ESPAÇO FÍSICO, INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS (ÁREA INTERNA, EXTERNA)

A Escola Municipal Pedro Teixeira de Melo conta com o seguinte espaço:3 salas de aula,1 Biblioteca,1 sala de recursos que divide espaço com a sala de informática;1 sala dos professores; 1 secretaria; 1 cozinha, 1 refeitório; 3 banheiros e 1 lavanderia.
No que se refere a equipamentos tecnológicos a escola conta com:
01 caixa de som amplificada
01 câmera digital
02 microssistem
02 TVs
02 Aparelho de DVDs
Na secretaria:
01 computador (com acesso a internet)
01 impressora a laser
01 impressora multifuncional jato de tinta
Na sala de Recursos:
O2 computadores sem acesso a internet
01 impressora multifuncional
01 notebook(internet wi-fi)
Na sala de Informática:
01 computador(sem acesso a internet)
05 monitores(sem CPU)


















Para fazermos o diagnóstico sobre o uso das tecnologias digitais na escola e no cotidianos da comunidade escolar elaboramos os seguintes questionamentos:
Professores:
Professor:_____________________________________
Disciplina:_________________________
1-Possui computador em casa com acesso a internet?
(  )  sim       (   ) não
2-Com que frequência você utiliza as ferramentas tecnológicas na sua prática pedagógica?
(  )  diariamente    (   ) semanalmente
(   ) mensalmente    (  ) não utiliza
3-Você considera importante  a oferta de cursos que orientem quanto ao uso de recursos tecnológicos?
(   ) sim    (  ) não
(   ) não tenho interesse      (  ) não tenho tempo
4- O que entende por Educação na Cultura Digital?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Você se sente preparado para as mudanças trazidas pela era digital para a escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-Existe algum recurso tecnológico que você não domina e teria interesse em aprender a utilizar?
Alunos
1-Possui computador em casa com acesso a internet?
(  )  sim       (   ) não
2-Com que frequência você utiliza as ferramentas tecnológicas na sua prática pedagógica?
(  )  diariamente    (   ) semanalmente
(   ) mensalmente    (  ) não utiliza
3 Para que você utiliza a internet?
(  ) uso do facebook e redes sociais
(  ) estudos e pesquisas
(  ) jogos
(  ) outros
Quais?______________________________________________________
4-Se não utiliza.Por que?
(  ) falta do equipamento
(  ) a escola não permite este tipo de atividade
(    ) não se sente seguro para utilizar
(    ) o laboratório de informática da escola não está disponível
5-O que você entende por cultura digital?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-Quais as suas expectativas em relação ao uso das tecnologias na escola?

REFERÊNCIA
ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elisabeth B. B. de: Liderança, gestão e tecnologias: para a melhoria da educação no Brasil. Coordenadores; PUC-


[1] Maria Teresa Marques Amaral é formada em filosofia, Mestre em educação e doutoranda do programme PHD de La Faculté dês Études Supérieures Université de Montreal. Texto: Práticas Educativas Informatizadas do livro: ( Liderança, Gestão e Tecnologias para melhoria da educação no Brasil, 2006)
[2][2] José Manoel Moran, é doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo, professor de Novas Tecnologias na Universidade Bandeirante, diretor acadêmico da Faculdade de Sumaré SP e membro do fórum de líderes da Microsoft.

domingo, 14 de setembro de 2014

Apresentando Nossa Escola

A Escola Municipal Pedro Teixeira de Melo localiza-se na área rural do município de Ilhota, no bairro Alto  Baú numa distância aproximada de 20 quilômetros da prefeitura municipal. Atualmente, são atendidas trinta e oito  (38) crianças do 1º ao 5º ano.
O funcionamento desta escola se dá no horário das 07:45 às 11:45 no período matutino e das 12:30 às 16:30  no período vespertino.